WEB Radio FM.COM

13/07/2013

História do Município de Goianinha RN.

 Fonte: wikipedia.org & prefeituradegoianinha.com.br
                                          Imagens do Site: www.latinoamerica24.com
Goianinha é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Norte localizado na microrregião do Litoral Sul.

História do Município

No início da colonização do Rio Grande do Norte, o território de Goianinha era ocupado pelos índios Janduís, originários dos cariris, que viviam na aldeia e dedicavam-se à caça, à pesca e plantio de mandioca e milho.
Em 1635, o atual município de Goianinha tinha o nome de Goacana ou Viajana e era ocupado pelos Janduís, descendentes dos cariris. Meio século depois, a região já contava com uma população de brancos, possivelmente holandeses, localizados na ilha Guaraíras, onde construíram fortificações contra os ataques indígenas.
Há divergências sobre o início da exploração e certidão  das terras, mas, segundo a tradição, a formação do núcleo populacional foi decorrente das sesmarias doadas a vendedores ambulantes, procedentes de Goiana Grande, Pernambuco, entre 1679 e 1690.
O primeiro nome dado à região, Goiana, vem do vocábulo tupi "guaiana", que significa "abundância de caranguejos". No século XVIII, apareceu o topônimo Goianinha, Goiana Pequena, para distingui-la de Goiana Grande-PE.
Anteriormente, Goianinha fazia parte da Aldeia de São João Batista de Guaraíras, depois, Arês, sob a direção dos Jesuítas. Em 27 de outubro de 1928, porém, o deputado Dr. Antônio Bento e Araújo Lima apresentou e defendeu, na Assembléia Estadual, o projeto para elevar Goianinha à categoria de cidade. Essa realidade foi concretizada a 09 de novembro do mesmo ano, com o aval do governador Juvenal Lamartine de Farias.

Geografia[Mais informações Wikipédia]

De acordo com o censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano 2010, sua população é de 22.481 habitantes. Área territorial de 192 km². É limitado ao norte, pelos municípios de São José de Mipibu e Arês; ao sul pelos municípios de Canguaretama e Vila Flor; a leste, co