WEB Radio FM.COM

19/07/2011

Cultura popular de Canguaretama




Coco-de-Roda
Na zona praieira do litoral leste potiguar,na região ao sul de Natal,é onde ainda se dança o Coco-de-roda. O Coco de Roda é dança nordestina muito rica em poesia,ritmo e expressão corporal.Muitos afirmam ser a mesma de Origem afro-ameríndia.Como em toda as manifestações folclóricas,os elementos étnicos deram a sua contribuição e,nesse entrelaçamento racial o negro deixou no coco a sua marca mais forte.
O Coco de Roda é vibrante e impetuoso como todas as danças de negro.
Quanto ao ritmo sincopado seguido de passos laterais ora para um lado ora para o outro,são típicos das danças indígenas.
O tirador de coco é a pessoa que canta e improvisa os versos no meio do círculo,sendo o refrão cantado pelos outros participantes.Por ser uma dança coletiva e democrática não tem hora para começar nem para terminar,poderá ser dançada com qualquer roupa,calçado ou com os pés descalços.
Entretanto,como possui muita expressão corporal,será mais cômodo dançá-lo com roupas leves e pés descalços.As mulheres dançam com saia rodada de tecido estampado em algodão,blusa com babados no decote.
Os homens usam calças de tecido em algodão liso,arregaçadas até o meio da canela e camisa de tecido também em algodão,que pode ser de qualquer cor,lisa ou estampada, geralmente de mangas curtas.A dança é acompanhada pelas palmas dos dançarinos e por instrumentos de percussão, especialmente o zabumba e o ganzá. Coco de Roda de Canguaretama é formado de aproximada mente vinte participantes,que dançam de mãos dadas,girando lentamente ao som dos “cocos” improvisados pelo solista (o“coqueiro” ou tirador do coco).Os dançarinos podem exibir suas virtuosidades coreográficas indo ao meio do círculo para dançar.O acompanhamento musical é feito com instrumentos de percussão como o zabumba e o ganzá.Os “cocos” de estrofes tradicionais ou improvisadas,caracte rizam-se por um estribilho curto, repetido incan savelmente pelo grupo enquanto dançam. Coco de Roda de Canguaretama é o melhor do Rio Grande do Norte, formado de aproximada mente vinte participantes.Existiu também o Coco de Roda na Barra do Cunhaú, talvez mais antigo e matriz do Coco de Canguaretama.